terça-feira, 25 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Cientista confirma que tubarão "ciclope" é verdadeiro
Um barco de pesca comercial capturou no Golfo do México um tubarão com apenas um olho. Apesar de parecer um truque de photoshop ou outro tipo de farsa, um cientista confirmou que o "ciclope" é verdadeiro e sofre de um problema raríssimo. As informações são do siteLiveScience.
"É extremamente raro", diz Felipe Galvan, do Centro Interdisciplinar de Ciências do Mar do México. "Até onde sabemos, menos de 50 exemplares com essa anormalidade foram registrados."
O animal é, na verdade, um feto encontrado no útero da mãe, já morta. A imagem percorreu a internet e os pesquisadores decidiram investigar o exemplar, entregue pela empresa de pesca Pisces Fleet. O corpo foi submetido a exames de raio-X que indicaram ser verdadeiro, mas os pesquisadores duvidam que ele sobreviveria muito tempo após o nascimento.
A ciclopia, como a malformação é chamada, pode afetar vários seres vivos, inclusive o homem. Há um caso de 1982, registrado na publicação especializada British Journal of Ophthalmology, de um bebê humano com ciclopia. Ele nasceu em Israel e sobreviveu por apenas 30 minutos devido a malformação do cérebro.
sábado, 22 de outubro de 2011
Estudo questiona utilidade dos testes de QI
Pesquisa demonstrou alterações de até 20 pontos no QI de adolescentes
Os jovens vivenciam enormes oscilações de inteligência durante a adolescência, o que demonstra que a habilidade intelectual não é estável, mas sim um processo que acompanha o amadurecimento do cérebro. É o que afirma estudo publicado na edição desta quarta-feira da revista britânica Nature.
Segundo a pesquisa, estas oscilações se devem a mudanças na estrutura cerebral e não a picos hormonais, o que desafia a hipótese amplamente aceita de que a habilidade intelectual seria estável ao longo da vida. Esta teoria ampara os testes de inteligência aplicados nas escolas de ensino fundamental e que, muitas vezes, definem a vida de um indivíduo, ao determinar as opções educacionais e profissionais que ele fará no futuro.
Em seu estudo, os cientistas acompanharam 33 adolescentes em 2004, quando os voluntários tinham entre 12 e 16 anos. Eles utilizaram um teste padrão do coeficiente de inteligência, que mede o "QI verbal", que avalia habilidades de linguagem, aritmética, conhecimento geral e memória, e o "QI não verbal", como identificar as partes que faltam em uma fotografia ou solucionar um quebra-cabeças visual. Em um segundo teste, realizado entre 2007 e 2008, eles voltaram a reunir os jovens.
Em alguns casos, o QI dos adolescentes foi alterado em 20 pontos neste intervalo, a mais ou a menos, em comparação com colegas da mesma idade.
Surpresa com a descoberta, a equipe recorreu a imagens da ressonância magnética, que captura uma imagem tridimensional do cérebro, e descobriu mudanças significativas durante o intervalo de tempo analisado. Por exemplo, um aumento no QI verbal foi associado com um aumento de densidade de matéria cinzenta no córtex motor esquerdo, parte do cérebro que ajuda a processar a fala.
O aumento do QI não verbal foi relacionado com uma progressão na matéria cinzenta no cerebelo anterior, associado com movimentos das mãos. A elevação de um tipo de QI não foi acompanhado, necessariamente, pelo aumento em outro.
"Nós descobrimos uma mudança considerável em como os indivíduos se saíram nos testes de QI em 2008 em comparação com o experimento realizado quatro anos antes", afirmou Sue Ramsden, do Wellcome Trust Centre for Neuroimaging da University College de Londres (UCL).
"Alguns tiveram um desempenho claramente superior, enquanto outros se saíram consideravelmente pior. Nós descobrimos uma correlação clara entre esta mudança de desempenho e mudanças na estrutura de seus cérebros, e assim podemos dizer com alguma certeza que estas mudanças no QI são reais", afirmou.
Estudos anteriores já tinham destacado a maleabilidade do cérebro, um órgão que pode mudar de estrutura durante a vida adulta. "A questão é: se nossa estrutura cerebral pode mudar durante nossas vidas adultas, nosso QI também pode mudar?", questionou a chefe das pesquisas, Cathy Price, professora da UCL. "Meu palpite é que sim. Há muita evidência que sugere que nossos cérebros podem se adaptar e mudar mesmo na idade adulta", acrescentou.
Permanece nebuloso, no entanto, se as mudanças de QI na adolescência se devem ao desenvolvimento remoto ou tardio, ou se a educação influencia. Se estas descobertas forem confirmadas, as implicações podem ser de grandes proporções. "Nós temos a tendência de avaliar as crianças e determinar sua trajetória educacional relativamente cedo na vida, mas aqui demonstramos que sua inteligência provavelmente ainda está se desenvolvendo", disse Price.
"Temos que ser cautelosos para não descartar aqueles com desempenhos piores em um estágio precoce, quando de fato seu QI pode melhorar significativamente alguns anos adiante", acrescentou.
Cientistas identificam extratos bioativos em algas vermelhas
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram identificar extratos e substâncias com potencial antiprotozoário e antifúngico em algas vermelhas (Bostrychia tenella) coletadas em costões rochosos de Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo. Os cientistas também conseguiram caracterizar extratos bioativos que poderão, no futuro, ser potencialmente utilizados na indústria farmacêutica. As informações são da Agência USP.
Segundo o pesquisador Rafael de Felício, o trabalho envolve estudos de produtos naturais (substâncias que são oriundas do metabolismo secundário) sintetizados por algas marinhas. "É comum vermos estudos envolvendo a identificação de metabólitos primários, tais como açúcares, polissacarídeos, proteínas e aminoácidos, entre outros, mas, estudos envolvendo a descoberta de novos metabólitos secundários são bastante escassos para certos organismos. Por meio de revisão da literatura sobre o tema não foram encontradas pesquisas sobre os metabólitos secundários desta espécie de alga vermelha, a Bostrychia tenella", afirma.
"Os metabólitos primários são aqueles essenciais para a sobrevivência do organismo, enquanto que os secundários são os ditos especiais, que exercem funções especificas para cada organismo, como de proteção contra fungos, predadores e competidores, além de feromônios sexuais", descreve Felício.
Metabólitos raros
Ao todo, os cientistas isolaram e analisaram 63 metabólitos secundários. Entre os 24 metabólitos fenólicos (substâncias aromáticas) identificados, de grande interesse são aqueles halogenados, como bromofenois, responsáveis pelas propriedades de sabor e aroma das algas. "Os metabólitos halogenados são bastante raros em plantas e animais terrestres", explica o pesquisador.
Ao todo, os cientistas isolaram e analisaram 63 metabólitos secundários. Entre os 24 metabólitos fenólicos (substâncias aromáticas) identificados, de grande interesse são aqueles halogenados, como bromofenois, responsáveis pelas propriedades de sabor e aroma das algas. "Os metabólitos halogenados são bastante raros em plantas e animais terrestres", explica o pesquisador.
Das 24 substâncias descobertas, três são inéditas na literatura científica e outras nove são consideradas inéditas como produtos naturais. A professora Hosana Maria Debonsi, orientadora da pesquisa, explica que os metabólitos inéditos como produtos naturais são aqueles que podem até terem sido sintetizados em laboratório, mas ainda não foram isolados a partir de organismos vivos.
Muitas destas substâncias podem levar à descoberta de interessantes protótipos farmacêuticos no futuro "Podemos citar como exemplo a aspirina - ácido acetilsalicílico -, cujo precursor foi a salicilina, introduzida com finalidade medicinal para o alivio de febre e dores em 1876, utilizada em uma mistura herbal obtida a partir do extrato de Salix sp. Assim, o precursor foi de origem natural e o produto final foi sintetizado a partir deste", conta a professora.
Foguete russo Soyuz decola com sucesso da Guiana Francesa
Um foguete russo decolou nesta sexta-feira da Guiana Francesa pela primeira vez na história, levando a bordo os dois primeiros satélites do Galileu, o projeto europeu que pretende concorrer com o GPS americano. O foguete decolou às 7h30 (8h30, horário de Brasília). "Tudo correu bem", disse Jean-Yves Le Gall, presidente da empresa de lançamento de foguetes Arianespace, em comunicado após o lançamento.
A missão do Soyuz de colocar o Galileu em órbita deve durar três horas e 50 minutos. O lançamento estava previsto para a quinta-feira, mas foi adiado por "uma anomalia observada na terceira planta" da plataforma de lançamento.
O lançamento representa uma nova parceria entre Ocidente e Oriente para redefinir a concorrência comercial no espaço. As naves Soyuz voam desde 1966, e são mais antigas até mesmo que os primeiros mísseis balísticos intercontinentais da Guerra Fria. Mas esta é a primeira vez que ela foi lançada de fora do território da ex-União Soviética.
No final da década, quando o Galileu estiver plenamente operacional, o sistema dará autonomia aos europeus em relação ao sistema GPS, que é norte-americano. A Rússia diz que concluiu no começo deste mês um sistema semelhante.
Quase um mês depois, outro satélite cairá na Terra
Depois da queda do satélite americano UARS, no último dia 24, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) confirma que outro satélite - do tamanho de um automóvel e com o peso de 2,4 t - está prestes a sair de sua órbita e cair na Terra.
O satélite alemão Rosat, criado para a observação de raios-x, deve entrar na atmosfera entre os dias 22 e 23 de outubro a uma velocidade de 28 mil km/h, segundo o Centro Alemão Aeroespacial (DLR, na sigla alemã). Astrônomos afirmam que grande parte do telescópio será queimada durante sua entrada na atmosfera, mas calculam que cerca de 30 pedaços do objeto, com um peso total de 1,7 t, podem cair na Terra.
O momento e o local da entrada na atmosfera não podem ser calculados com precisão em função das variações da atividade solar - com a atmosfera aquecida, aumenta o atrito do satélite com as moléculas de ar, processo que interfere na entrada do satélite. A ESA e outras organizações espaciais estão monitorando a trajetória do objeto e os pontos ainda suspeitos de receberem os destroços.
A estimativa inicial dos funcionários do DLR é que objeto caia na Terra entre 53 graus de latitude norte e 53 graus de latitude sul. A probabilidade de alguma peça atingir uma pessoa na Terra é baixa - uma em 2 mil (chance maior que a do satélite que caiu em setembro, de uma em 3,2 mil).De acordo com astrônomos da Nasa, desde o início da era espacial não se confirmou nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial em seu retorno ao planeta.
O satélite que retorna
A missão Rosat, liderada pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em cooperação com a Nasa e o DLR, permitiu que ocorresse um avanço no mapeamento extensivo do universo e do estudo de fontes de raios-X no espaço. O satélite alemão, que completa uma volta no planeta a cada 90 minutos, foi lançado em 1990, no Cabo Canaveral, na Flórida, para procurar buracos negros e estrelas de nêutrons.
A missão Rosat, liderada pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, em cooperação com a Nasa e o DLR, permitiu que ocorresse um avanço no mapeamento extensivo do universo e do estudo de fontes de raios-X no espaço. O satélite alemão, que completa uma volta no planeta a cada 90 minutos, foi lançado em 1990, no Cabo Canaveral, na Flórida, para procurar buracos negros e estrelas de nêutrons.
Depois de oito anos, o equipamento ficou inutilizado. Cientistas não têm certeza do motivo, contudo, acreditam que o objeto pode ter sido infectado com um vírus de informática ou teria tido queimaduras provocadas pela exposição direta ao Sol. Assim, a estrutura encontra-se em órbita, sem utilidade, há 13 anos.
Os técnicos informam que o Rosat foi concebido para se desintegrar em 30 grandes peças e sublinham que uma delas, de cerca de 1,6 t, poderá resistir à entrada na atmosfera, o que deixa em alerta as autoridades de países onde ele possa vir a cair.
Mais preocupação com lixo
A queda alerta, de novo, para a necessidade de se realizar uma limpeza no espaço. Após a vida útil dos equipamentos espaciais, eles são desativados e ficam vagando pelo espaço até que a velocidade baixe muito e a força gravitacional os atraia para o planeta.
A queda alerta, de novo, para a necessidade de se realizar uma limpeza no espaço. Após a vida útil dos equipamentos espaciais, eles são desativados e ficam vagando pelo espaço até que a velocidade baixe muito e a força gravitacional os atraia para o planeta.
Para solucionar o problema do lixo espacial, que além das quedas pode provocar choques com aparelhos operantes, é preciso que as agências se responsabilizem pelos artefatos sem uso. A pesquisadora Thais Russomano, coordenadora do Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), diz que já existem planos para que os responsáveis por terem colocado os satélites (ou outros objetos) em órbita - ou tenham produzido lixo cósmico de outras formas - realizem o processo de limpeza. Mas não há prazos nem lei para isso ainda, afinal o custo desta "faxina" ainda é muito alto.
Pesquisadores já alertaram que chegamos a um ponto crítico de lixo. Porém, as soluções exigem decisões políticas que envolvem altos valores financeiros. Explodir tudo lá em cima pode agravar ainda mais o problema, pois vários componentes - grandes e pequenos -, bem como a poeira originada na explosão, também ficariam orbitando o planeta.
Chuva de meteoros será vista do Brasil na madrugada de sábado
Na madrugada deste sábado, a chuva de meteoros Oriônidas poderá ser vista no Brasil e o espetáculo terá a participação da Lua e de Marte, algo que não ocorre todos os anos. O satélite natural da Terra e o planeta vermelho formarão os dois vértices de um triângulo celeste que fechará Regulus, a estrela mais brilhante da constelação Leão, no momento mais ativo da chuva, horas antes do amanhecer.
O astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Alexandre Cherman, diz que o melhor momento para observar a chuva é em torno das 3h da manhã. A frequência prevista é de 15 meteoros por hora, ou seja, um a cada 4 minutos.
Cherman explica que a chuva de Oriônidas ocorre uma vez por ano. "Essa chuva de meteoros tem esse nome porque, visualmente, os meteoros parecem vir da constelação do Órion (onde ficam as Três Marias)". A chuva serádecorrente da passagem da Terra pela poeira liberada pelo cometa Halley .
Neste ano, em particular, as Oriônidas serão emolduradas por algumas das constelações mais brilhantes procedentes de Órion e passarão por Touro, Gêmeos, Leão e Ursa Maior, anunciou esta semana um a Nasa, agência espacial americana.
Em relação à presença de Lua e Marte, o astrônomo afirma que "é apenas uma feliz coincidência". "Órion (o radiante) estará alto no céu, enquanto a Lua e Marte estarão próximos ao horizonte leste (nascente). Como a Lua e Marte têm ciclos próprios diferentes do ciclo da Terra ao redor do Sol, é fácil entender que esse encontro (Oriônidas com Lua e Marte no céu) não acontece todos os anos", esclarece.
Como visualizar?
A chuva será visível no Brasil, porém é importante escolher um bom local de observação. O ideal é procurar um horizonte sem montanhas ou prédios e se distanciar das luzes dos grandes centros urbanos, já que o escuro aumenta o contraste com a luminosidade dos meteoros, facilitando a observação.
A chuva será visível no Brasil, porém é importante escolher um bom local de observação. O ideal é procurar um horizonte sem montanhas ou prédios e se distanciar das luzes dos grandes centros urbanos, já que o escuro aumenta o contraste com a luminosidade dos meteoros, facilitando a observação.
Sobre chuvas de meteoros
Os cometas são grandes blocos de gelo sujo que giram ao redor do Sol. Volta e meia estes objetos chegam perto do Sol e começam a derreter, formando uma bela cauda. Alexandre Cherman lembra que cometas, quando estão longe do Sol, não têm cauda.
Os cometas são grandes blocos de gelo sujo que giram ao redor do Sol. Volta e meia estes objetos chegam perto do Sol e começam a derreter, formando uma bela cauda. Alexandre Cherman lembra que cometas, quando estão longe do Sol, não têm cauda.
Esta cauda fica para trás, deixando um rastro de pedregulhos no espaço (os meteoroides). Quando a Terra passa por uma região dessas, muitos meteoroides entram na atmosfera ao mesmo tempo e temos uma chuva de meteoros.
Estas chuvas ocorrem periodicamente, sempre que o planeta Terra atravessa a órbita de algum cometa. No entanto, a intensidade das chuvas é sempre diferente - podendo ser mais forte ou mais fraca.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Astrônomo do Havaí registra 1ª imagem de planeta em formação
Um astrônomo da Universidade do Havaí (EUA) registrou a primeira imagem de um planeta em processo de formação em torno de uma estrela. Trata-se do planeta mais jovem já encontrado, com aproximadamente o mesmo tamanho de Júpiter. O corpo celeste recém descoberto ganhou o nome de LkCa 15 b e está cercado de poeira cósmica e gases.
Adam Kraus e seus colegas utilizaram os telescópios Keck para registrar as imagens. É a primeira vez que cientistas conseguem medir um planeta tão no início de sua formação. Kraus apresentou a descoberta em um encontro da Nasa na quarta-feira.
A pesquisa do grupo começou com o estudo de 150 jovens estrelas. Após primeiras análises, eles reduziram o campo de estudo a 12 estrelas. O LkCa 15 b era o segundo da lista e os cientistas imediatamente souberam que estavam diante de algo novo. A coleta de dados começou há um ano.
Telescópio do ESO descobre dois novos aglomerados de estrelas
Dois novos aglomerados globulares (conjunto com formato esférico de cerca de 100 mil estrelas) juntaram-se ao total dos 158 já conhecidos na Via Láctea. Estas descobertas são consideradas raras, sendo que o último aglomerado foi descoberto em 2010.
Estes objetos foram encontrados nas novas imagens do telescópio Vista, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no âmbito do rastreio que está sendo executado na Via Láctea. Este rastreio descobriu o primeiro aglomerado estelar que se encontra muito além do centro da Via Láctea e cuja luz, para chegar até nós, teve que viajar através do gás e poeira.
Ao lado do aglomerado globular brilhante chamado UKS 1 (já conhecido), encontra-se um aglomerado globular mais tênue descoberto nos dados de um dos rastreios do Vista. Para distinguir este aglomerado estelar é necessária uma observação atenta. O objeto, chamado VVV CL001, consiste numa pequena coleção de estrelas.
O VVV CL001 é apenas o primeiro das descobertas globulares do VISTA. A mesma equipe descobriu um segundo objeto, VVV CL002, que pode ser também um aglomerado globular, o mais próximo do centro da Via Láctea conhecido até agora.
Estes novos aglomerados são as primeiras descobertas do rastreio do VISTA intitulado Variáveis na Via Láctea (VVV), que estuda do modo sistemático as regiões centrais da Via Láctea no infravermelho. A equipe VVV é liderada por Dante Minniti (Pontificia Universidad Católica de Chile) e por Philip Lucas ((Centre for Astrophysics Research, University of Hertfordshire, RU).
Além de aglomerados globulares, o Vista também está encontrando muitos aglomerados abertos ou galácticos, os quais contêm geralmente estrelas mais jovens e em menos quantidade do que os aglomerados globulares e são muito mais comuns. Outro aglomerado recentemente anunciado, VVV CL003, parece ser um aglomerado aberto que se encontra na direção do centro da Via Láctea, mas muito mais longe, ou seja cerca de 15 mil anos-luz além do centro. Este é o primeiro aglomerado deste tipo a ser descoberto do lado de lá da Via Láctea.
Devido ao brilho fraco dos novos aglomerados encontrados, não é de admirar que estes tenham permanecido escondidos durante tanto tempo. Até há cerca de alguns anos atrás o UKS 1, que eclipsa totalmente em brilho estes objetos, era o aglomerado globular mais tênue conhecido na Via Láctea. Devido à absorção e avermelhamento da radiação estelar por efeito da poeira interstelar, estes objetos apenas podem ser observados no infravermelho.
O Vista, maior telescópio de rastreio do mundo inteiro, foi preparado para procurar novos aglomerados que se encontrem justamente escondidos por trás de poeira nas regiões centrais da Via Láctea.
Uma possibilidade interessante é que o VVV CL001 esteja gravitacionalmente ligado ao UKS 1 - tornando estes dois grupos estelares o primeiro par binário de aglomerados globulares na Via Láctea.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Twitter é avaliado em R$ 14 bilhões, diz presidente executivo
O Twitter está avaliado atualmente em US$ 8 bilhões (R$ 14 bilhões pelo câmbio atual), afirmou o presidente executivo da empresa de internet, Dick Costolo, segundo o site Business Insider. O executivo participou so seminário Web 2.0 Summit, em São Francisco, na Califórnia (EUA).
“Vamos dizer na faixa de US$ 8 bilhões”, disse Costolo, ao ser perguntado sobre o valor de mercado da companhia.
O Twitter lavantou recentemente um financiamento de US$ 800 milhões. A companhia fechou a rodada de empréstimo, que foi liderada pelo DST Global, investidor do Zynga, em agosto.
O Twiiter possui mais de 100 milhões de usuários no mundo, e cerca da metade deles se conecta todos os dias no site. Os seguidores enviam cerca de 250 milhões de Tweets (mensagem em 140 caracteres) por dia.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Apple fecha lojas por 3 horas na quarta em homenagem a Jobs
As lojas da fabricante de eletrônicos Apple vão fechar nesta quarta-feira por três horas, para que os funcionários possam assistir, via videoconferência, a uma cerimônia em homenagem ao lendário cofundador do empresa, Steve Jobs, que morreu de câncer no último dia 5.
"Poderemos acompanhar a cerimônia", disse uma funcionária da Apple Store localizada na 5ª Avenida, em Nova York, que fechará por três horas a partir do meio-dia, assim como as outras lojas da marca nos Estados Unidos.
A Apple vai realizar uma cerimônia para seus funcionários na sede da empresa, em Cupertino, perto de San Francisco. No domingo, houve uma homenagem privada numa igreja do campus da Universidade de Stanford, Califórnia, na presença de personalidades do mundo da informática, entre elas o cofundador da Google Larry Page.
Steve Jobs morre aos 56 anos
O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu em 5 de outubro aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", dizia a nota à época.
O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu em 5 de outubro aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", dizia a nota à época.
A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Depois, em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, chegando se reunir a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançar o iPad 2, em março, surpreendendo ao subir ao palco para apresentar o produto.
Detalhes do estado de saúde de Jobs sempre foram um mistério. Uma fotografia que mostrava o executivo muito magro e com aparência debilitada (sobre a qual recaíram suspeitas de manipulação) foi publicada pelo site americano de celebridades TMZ dois dias após ele ter deixado o cargo de presidente-executivo da Apple. Em fevereiro, Jobs foi fotografado pelo jornal americano The National Enquirer na mesma clínica onde o ator Patrick Swayze, morto em setembro de 2009, recebeu tratamento para câncer de pâncreas.
Base de linhas móveis no país sobe 1,5% em setembro sobre agosto
A base de acessos móveis no Brasil cresceu em 3,3 milhões em setembro, encerrando o mês com um total de 227,4 milhões de linhas, 1,49% acima do verificado em agosto, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira.
Segundo a Anatel, do total de acessos em operação no país, 81,64% - 185,6 milhões - são pré-pagos, enquanto 18,36% são pós-pagos, cerca de 41,7 milhões. Em números absolutos, a Anatel registrou ainda o maior volume de novas habilitações no país nos nove primeiros meses do ano desde 2000, com 24,41 milhões de linhas.
A Vivo, da Telefônica Brasil, manteve a liderança no mercado de acessos móveis em setembro, com fatia de mercado de 29,49% - ligeiramente menor que os 29,54% de agosto. Em segundo lugar no ranking aparece a TIM Participações, da Telecom Italia, com 26,04%, acima dos 25,99% de agosto, seguida por Claro (25,30% em setembro contra 25,36% em agosto) e Oi (18,84% em setembro ante 18,78% no mês anterior).
Com Windows Phone 7, Nokia quer liderança no mercado móvel
A Nokia é uma das maiores fabricantes de celulares e smartphones e com uma das plataformas móveis mais abrangentes do planeta. A chegada e a consolidação no topo, no entanto, não está perto de terminar. Com o lançamento futuro do smartphone da companhia embarcado com Windows Phone 7, do gigante Microsoft, o que a companhia filandesa grita para o mundo da tecnologia é que há mais coisas entre um Android e um iOS do que o consumidor final consegue ver.
O Nokia N9 chega ao mercado brasileiro em novembro e deve inaugurar uma nova fase para a companhia na briga pela liderança global do mercado de celulares e smartphones, que é, a cada pesquisa, maior. "Muito se falava de um dispositivo que pudesse substituir o acesso à internet do PC. O smartphone está aí", diz o gerente de marketing de produtos da Nokia, Vinícius Costa, durante um painel em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira.
Somente no Brasil, no último ano, 41% das pessoas com internet acessam a web por meio de um celular, smartphone ou "smartphone light" - denominação que o alto-comando da Nokia dá aos aparelhos que não são tão potentes quanto um smartphone e nem tão básicos como um celular tradicional.
Um exemplo é o próprio Nokia C3, um sucesso de público no Brasil, de acordo com a empresa. O aparelho tem o aspecto de um smartphone, tela colorida e teclado qwerty, mas sistema operacional básico com acesso a redes sociais. O dispositivo é também um exemplo de o que a Nokia entende como "democratização" do smartphone, além de ser o centro de uma estratégia da companhia para construir novos 1 bilhão de usuários de smartphones no planeta.
Atualmente, dos 3,7 bilhões de usuários de celulares no planeta, 1 bilhão usa smartphones. Para Costa, outra ação importante neste objetivo é a criação de dispositivos móveis e smartphones dual-chips que ajudam a diminuir a distinção de celular e smartphones, principalmente no Brasil. "A Nokia entendeu que a troca de chips é uma necessidade do perfil de consumo do brasileiro, que usa um chip para amigos, outro para trabalho e outro a família, por exemplo", exemplificou.
Costa ainda completou que a vontade de aproveitar as promoções das operadoras ajudou na decisão do uso de diversos chips. Por exemplo, o novo Nokia N9 - o único aparelho a usar o sistema operacional MeeGo - , que, aliás, surpreende principalmente pela possibilidade de criação de diversas telas iniciais para serem usadas paralelamente - pode ser usado até com 5 chips diferentes.
Nokia anuncia novos aparelhos
Os novos sistemas operacionais da Nokia, as atualizações Anna e Belle do Symbian, já devem trazer algumas ferramentas que serão usadas quando o SO Windows Phone 7 for colocado em prática, como a utilização do Microsoft Communicator Mobile e sincronização com Mail For Exchange. Os sistemas operacionais devem aparecer nos novos lançamentos da empresa, os modelos dual-chip Nokia 701 e Nokia 500.
Os novos sistemas operacionais da Nokia, as atualizações Anna e Belle do Symbian, já devem trazer algumas ferramentas que serão usadas quando o SO Windows Phone 7 for colocado em prática, como a utilização do Microsoft Communicator Mobile e sincronização com Mail For Exchange. Os sistemas operacionais devem aparecer nos novos lançamentos da empresa, os modelos dual-chip Nokia 701 e Nokia 500.
A companhia também mostrou os celulares intermediários, cujo preço se encaixa na lógica de "democratização", todos com dois chips: Nokia X1-01 por R$ 149, Nokia C2-00 por R$ 199 e Nokia C2-06 por R$ 399.
Confira na galeria em aba desta matéria ou aqui, se estiver acessando a partir de um dispositivo móvel, os aparelhos mostrados pela Nokia.
Rússia quer prolongar vida útil da ISS até 2028
A Rússia propôs nesta terça-feira o prolongamento em oito anos da vida útil da Estação Espacial Internacional (ISS), que iniciou suas operações em 1998 e tem fechamento previsto para 2020. "Os especialistas têm diante de si a missão de estudar uma proposta audaz: como garantir o funcionamento da ISS em órbita durante 30 anos", disse Alexei Krasnov, chefe do programa de cosmonautas da agência espacial russa, Roscosmos.
Krasnov, que fez estas declarações durante um fórum internacional em Moscou, disse que a plataforma poderia ser utilizada no futuro como centro de montagem dos aparelhos para voos interplanetários. A iniciativa russa recebeu imediatamente o apoio do diretor de operações da Nasa (agência espacial americana), Mark Polanski, e dos representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), informam as agências de notícias russas. Para Polanski, a estação terá nos próximos anos um papel crucial como trampolim para os voos à Lua, Marte e outros lugares remotos do espaço.
Estava previsto que a ISS fosse aposentada em 2015, mas a Rússia e os outros 15 países financiadores da plataforma insistiram na importância de prolongar sua vida útil. Além da Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e 12 países-membros da União Europeia (UE) também participam do projeto, que nunca contou com a adesão da China, terceira maior potência espacial do mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)