domingo, 20 de maio de 2012

Quase cinco mil asteroides podem ser perigosos para Terra

Os dados da sonda WISE permitiram aos cientistas da NASA calcular que existem cerca de 4.700 asteroides que podem ser perigosos para o planeta Terra.

A sonda analisa o espaço com recurso a infravermelhos. A Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) permitiu aos cientistas avaliar os asteroides potencialmente perigosos para o planeta Terra.

Os asteroides em causa orbitam próximo da Terra e têm tamanho suficiente para resistir à atmosfera terrestre, e, no caso de uma queda, causar estragos no planeta.

A NASA já fez saber que cerca de 4.700 deles têm diâmetros superiores a 100 metros. Entre 20 a 30 por cento do total já foi identificado, os restantes resultam de estimativas dos investigadores.

Lindley Johnson, responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra, financiado pela Nasa, comentou as estimativas, em declarações citadas pela agência EFE: «Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra.»

00:23 - 20-05-2012

Lançamento de nave privada é abortado por falha no motor


Meio segundo
O lançamento do foguete Falcon 9, que levaria a primeira nave espacial privada para uma missão espacial completa, foi abortado meio segundo antes do lançamento.
O foguete levaria a nave espacialDragon até a Estação Espacial Internacional, em uma missão que é conduzida por uma empresa privada, com o suporte financeiro e técnico da NASA.
Logo depois da ignição, instrumentos de monitoramento detectaram uma elevação de pressão no motor número 5, dos 9 que o foguete possui - daí seu nome, Falcon 9.
A interrupção do lançamento foi feita de maneira automática apenas meio segundo antes da aceleração total de todos os motores, que faria o foguete decolar.
Trocando de motor
A próxima janela de lançamento será na terça-feira, dia 22 de maio, mas esse agendamento só será confirmado depois que o motor for inspecionado, disse Gwynne Shotwell, presidente da Space Exploration Technologies, mais conhecida como SpaceX.
Haverá uma outra oportunidade de lançamento no dia seguinte, 23 de maio.
"Nós tivemos uma ignição nominal de todos os nove motores," disse Shotwell. "O motor 5 começou bem, e então sua câmara de combustão começou a apresentar uma tendência de elevação de pressão."
Ela afirmou que a elevação da pressão poderia ser consequência de temperaturas excessivamente altas, possivelmente por estar chegando pouco combustível ao motor, embora seja muito cedo para saber com certeza.
Shotwell disse que todos estão preparados para retirar e substituir o motor - a empresa já possui um motor de reserva no local.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Melhores fotos da Terra estão na internet

Aquelas que são consideradas as mais perfeitas imagens da Terra, capturadas do espaço pelo satélite meteorológico russo Elektro-L com uma resolução de 121 megapixels estão disponibilizadas na Internet. Para acessar estas imagens, é preciso digitar o seguinte link: http://gigapan.com/gigapans/103187. Até a obtenção destes registros, as melhores imagens da Terra eram atribuídas ao dispositivo Blue Marble. Elas foram capturadas pela tripulação da missão norte-americana Apollo 17, em 1972, e desde então vinham sendo constantemente atualizadas pela NASA.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maconha reduz dor em pacientes com esclerose, aponta estudo

Um estudo publicado nesta segunda-feira, 14, na revista da Associação Médica do Canadá ("CMAJ") disse que o uso de cannabis alivia a espasticidade e a dor nas pessoas que sofrem de esclerose múltipla, mas alertou que existem "efeitos cognitivos adversos".

O estudo, realizado por pesquisadores da Escola de Medicina daUniversidade  da Califórnia em San Diego, analisou 30 pacientes com uma idade média de 50 anos dos quais mais da metade necessitavam de ajudapara caminhar e 20% utilizavam cadeiras de rodas.

A doutora Jody Corey-Bloom, do Departamento de Neurociência da Universidade de San Diego, assinalou no estudo que "observamos um efeito benéfico da cannabis fumada na espasticidade resistente ao tratamento e na dor associada com a esclerose múltipla entre nossos participantes".

"Embora geralmente bem tolerada por nosso pacientes, a maconha fumada esteve acompanhada por agudos efeitos cognitivos", acrescentou a médica.

Os pesquisadores indicaram que são necessários mais estudos de longo prazo para confirmar as descobertas "e determinar se doses menores podem ter efeitos benéficos com um impacto cognitivo menor".

Porém, o estudo também apontou que em outras pesquisas centradas nos efeitos da cannabis administrada oralmente na espasticidade relacionada com a esclerose múltipla, "qualquer redução da espasticidade foi geralmente observada em classificações subjetivas".

No entanto, neste estudo, os pesquisadores disseram que utilizaram um método "objetivo".

Os médicos usaram uma escala Ashworth modificada, ferramenta que serve para avaliar a intensidade do tônus muscular, para determinar a espasticidade dos músculos.

Os resultados indicam que o grupo de pacientes que fumou maconha experimentou uma redução na escala Ashworth de quase um terço (2,74 pontos) em comparação com o grupo que utilizou um placebo.

Além disso, as pontuações de dor foram reduzidas em torno de 50%.