segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Apple consegue banir venda do Galaxy Tab 10.1 na Alemanha

Outra vitória foi atribuída para a Apple em sua contínua batalha contra a concorrente Samsung. Em uma audiência na sexta-feira (09/08), o Regional Court of Dusseldorf – que avalia os litígios de patente da União Europeia – sustentou um mandado banindo a Samsung de vender o Galaxy Tab 10.1 na Alemanha.
A iniciativa não é permanente. O tribunal acredita que há evidência suficiente para iniciar um processo de investigação mais profundo.
O mandado inclui algumas punições severas no caso de uma violação da deisão, como multa de US$350 mil e prisão de seus dirigentes.
A Apple também teve uma vitória preliminar contra a Samsung na Holanda, neste caso, focado nos smartphones da companhia, que violariam patentes da concorrente no caso de navegação e uso de galeria de fotos.
Os aparelhos em questão incluem o Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II e o Samsung Ace. O mandado previne que sua importação seja realizada a partir de 13 de outubro nos países da Alemanha, Irlanda, Holanda, Suécia, Suíça e Reino Unido. O documento poderia incluir mais duas dúzias de países se a Apple tivesse sido mais agressiva para o registro de patente.
Mas a Apple teve sucesso ao forçar a Samsung em atrasar sua introdução do Galaxy Tab na Austrália pelo menos até o final de setembro. Após a audiência na Federal Court of Australia, a empresa concordou em lançar o Galaxy Tab 10.1 de acordo com a decisão do tribunal, a ser definida na semana de 26 de setembro.
Então, o que todos esses processos judiciais significam realmente para Samsung? Bem, na verdade uma dor de cabeça e, provavelmente, perda de vendas pelo tempo em que os dispositivos em questão estiverem bloqueados. Quanto mais tempo a Samsung for proibida de vender o Galaxy Tab 10.1  e seus smartphones Galaxy S, mais vantagem a Apple ganha (e talvez seja esse a única intenção da empresa). Até agora, a Samsung perdeu algumas decisões preliminares, mas os veredictos ainda não foram dados. Isso dá tempo suficiente à Samsung para mudar o quadro – pelo menos na Europa e Austrália.
A Apple processou a Samsung nos Estados Unidos em abril, ação que foi revidada. Mais tarde, as duas empresas entraram com ações judiciais com o U.S. International Trade Commission (ITC).
Em 2 de agosto, o ITC concordou em ouvir as alegações de patente da Apple contra a Samsung nos Estados Unidos. É claro que a Apple  não tem como alvo apenas o Galaxy Tab. Também citou uma dúzia ou mais de outros smartphones da Samsung, todos executando o sistema operacional Android, do Google. A Apple espera ter os mesmos resultados dos perpetrados pelo tribunal da Alemanha: ela busca o banimento das importações dos dispositivos nos Estados Unidos.
Embora pareça que a Apple está em vantagem no momento, esta batalha legal está longe do seu final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário